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03 Nov

Os primeiros passos para quem deseja montar uma loja virtual.

03/11/17    
Ter hoje uma loja virtual (e-commerce) vendendo pela internet, talvez seja a melhor solução para o seu tipo de negócio. Manter um corpo de funcionários, gerenciar um estoque grande, ter um ponto fixo de vendas não é tarefa fácil para quem quer começar um negócio próprio.

Existem milhares de lojas on-line e todas elas buscam um diferencial para se destacar da concorrência, atrair mais clientes, e assim vender mais.

O problema maior é que muitos dos empresários que abrem uma loja virtual hoje, acabam desistindo algum tempo depois da sua construção. Pois o maior problema que encontram está em aumentar o volume das vendas.

Se o seu plano é abrir uma loja virtual, saiba que não existe uma fórmula mágica para vender mais, pois a solução de um pode não funcionar para outro. Seguir os passos de sucesso de outras empresas já é um bom começo para se ter como fonte de inspiração e referência, mas durante o processo de montagem da sua loja virtual é preciso estudar quais estratégias de marketing a serem implementadas, adequando as particularidades do seu negócio com o perfil do público que você quer atingir.

A intenção deste post não é se aprofundar nestas questões, mas sim passar algumas dicas para que você tenha um “start” e possa começar a enxergar alguns pontos para diferenciar o seu negócio.
Comece pensando numa identidade para a sua empresa

A sua empresa tem uma identidade própria? Existe um logotipo que a identifique?

Uma das principais formas de querer se destacar é ter uma identidade própria com a qual o seu público possa se identificar com ela.

A intenção não é se diferenciar?

Criar um logotipo que seja único e diferente do que as pessoas estão habituadas a ver já é um passo para ir na direção certa. É importante que o logotipo seja adequado ao público-alvo. Siga o seguinte raciocínio, se você for vender produtos de qualidade premium, o seu logotipo deverá ser mais elaborado e sóbrio, caso trabalhe com produtos infantis este deve ser mais descontraído e trabalhado com cores mais informais, e assim por diante. Estude as características do seu público, tenha paciência e dedique um tempo para isso.

Procure não imitar a identidade ou criar formas semelhantes ao logotipo de grandes empresas. Você não irá se diferenciar desta forma, irá criar apenas mais confusão na cabeça dos clientes e potenciais consumidores do seu produto.
Por que criar uma loja virtual?

Um e-commerce possibilita um rendimento extra sem que tenha de dispor de grandes investimentos.

Se você quer seguir o caminho de montar uma loja virtual, mas ainda tem algumas dúvidas sobre o assunto, veja alguns motivos para que você possa avançar com o seu empreendimento:

  • Mostre para o seu público o que você vende de forma direta e objetiva;
  • Uma loja virtual fica 24 horas no ar, dependendo do tipo de produto ou serviço este poderá ser ofertado para qualquer parte do mundo;
  • Você pode trabalhar com um estoque mais otimizado e fácil de controlar. Pode ainda trabalhar com estoques de outras empresas parceiras, minimizando os custos com espaço físico para armazenamento;
  • Muitas pessoas compram pela internet pela comodidade e tranquilidade na hora da compra;
  • Você poderá fazer promoções on-line sempre que achar vantajoso para o seu negócio, trabalhando com ações pontuais em marketing digital a custos mais interessantes do que os do marketing tradicional;
  • Pode acompanhar diarimente e de forma detalhada o comportamento do seu público dentro da sua plataforma de vendas;
  • A competitividade do seu negócio pode ser sempre melhorada;
  • Reduzir os custos, tais como: espaço físico de loja, aluguel, funcionários, estoque, etc;
  • Aumentar exponencialmente as suas vendas;
  • Poderá aproveitar a visibilidade de marketplaces.

Uma loja virtual pode ser uma boa maneira de incrementar o seu faturamento e conseguir um negócio bastante lucrativo. Caso já tenha uma loja física e ainda não tenha a sua loja virtual, estas são as razões para reavaliar o seu negócio, oferecendo mais uma opção de compra para os seus clientes com vendas on-line.

Tenha em mente que todo negócio para dar certo necessita de dedicação, tempo, paciência e algum investimento em propaganda e marketing para ser bem-sucedido.

Sobre o autor

Adriano Vidoretto

Formado em Administração de Empresas pela FMU, Fotografia pelo Senac e Design Gráfico pela Escola Panamericana de Artes. Multidisciplinar e especialista em marketing digital, cria produtos e desenvolve serviços nas áreas digital e impressa. Tem paixão e dedicação pelo que faz, auxiliando na comunicação de pequenas e médias empresas.

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