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04 Set

O Facebook está cada vez menos orgânico.

04/09/17    
Esta tendência já vem desde 2015, ficando mais forte com o passar dos anos. A rede já conta com mais 1,4 bilhão de pessoas, o alcance de um post orgânico (que não é pago) é de 1,5%. Com o aumento do número de usuários via mobile, o tempo que as pessoas passam dentro do Facebook aumentou. Desta forma a competição pela atenção dos seus clientes cresceu de forma exponencial, todos querem atenção e espaço.

Deve se planejar como atingir o seu público-alvo, gerando leads e aumento de vendas.

Com mais pessoas e empresas na rede, os negócios digitais ganham cada vez mais fôlego numa economia global.
Ganhando a atenção dos clientes

Através de técnicas de segmentação o Facebook Ads permite que você escolha exatamente o público-alvo que você quer direcionar o seu conteúdo. Uma coisa importante deve se ter em mente, você não está sozinho, pense que as pessoas estão sendo bombardeadas por mensagens da sua concorrência o tempo todo. Este fato muda a forma de se produzir um conteúdo nas redes sociais. Irá despontar quem conseguir cativar a atenção de quem realmente interessa. A sua mensagem não fica à disposição para qualquer pessoa, pois será direcionada para os possíveis clientes que tem potencial e que se interessam pelo seu produto ou serviço.

Podemos segmentar o público e direcionar os impulsionamentos da sua publicação, seja ela uma imagem, texto ou vídeo. Atualmente os vídeos vem ganhando muito espaço e a preferência das pessoas. Como o ser humano é muito visual, e pouquíssimas pessoas leem uma postagem que é apenas texto, os posts com imagens são mais comuns e eficientes. Posts com um call to action devem ser impulsionados, pois eles tem a função de direcionar o público para uma determinada página ou ação que você quer que seja feita, como direcionamentos para Landing Pages ou para o site da sua empresa, destacando um produto ou serviço específico. O que se deve ter em mente é que o seu objetivo deve estar muito bem definido.

Quando for impulsionar o seu post é possível aplicar filtros de idade, gênero, local e interesses. Use as palavras-chave para atingir o público desejado.

Feito isso é hora de definir o quanto você quer investir na sua campanha e o tempo que ela deve durar. Todos esses passos devem ser estudados para que não haja desperdício de recursos, gerando o resultado esperado com determinada ação. Muitas variáveis podem acontecer no meio do caminho, é preciso ter consciência que ajustes irão ser feitos durante o processo e as estratégias podem mudar bastante de uma campanha para outra.

Uma vez lançada a sua campanha, acompanhe o desempenho do seu impulsionamento. Verifique se houve interação das pessoas e quantas visualizaram e compartilharam o seu anúncio. Só assim você poderá mensurar a qualidade das suas ações. É importante que a sua empresa marque presença na internet, atingindo o público desejado e conquistando cada vez mais potenciais clientes.



Sobre o autor

Adriano Vidoretto

Formado em Administração de Empresas pela FMU, Fotografia pelo Senac e Design Gráfico pela Escola Panamericana de Artes. Multidisciplinar e especialista em marketing digital, cria produtos e desenvolve serviços nas áreas digital e impressa. Tem paixão e dedicação pelo que faz, auxiliando na comunicação de pequenas e médias empresas.

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