Loading...

Artigos

Conceitos, tendências, idéias, um pouquinho de tudo que entra e sai da nossa caixola.

02 Out

Como trabalhar um design criativo para o seu negócio?

02/10/17    
Simplicidade é melhor solução

Para que possamos traduzir ideias em formas e finalidade é necessário uma grande imersão no trabalho em si. Estudamos as pessoas, a empresa e o mercado onde ela se encontra. Mergulhamos nas características do produto para que possamos encontrar a melhor síntese do que cada marca precisa expressar. Para isso o design é lapidado em sua forma e essência, até encontrarmos um equilíbrio entre a razão e a emoção. As soluções incríveis são as mais simples, pois estas são mais fáceis de serem fixadas pelas pessoas.
Pensando em sustentabilidade

Utilizar materiais sustentáveis, com baixo impacto ao meio ambiente mas sem abrir mão de uma solução surpreendente. Buscamos soluções otimizadas no emprego dos materiais e com baixo uso de energia, gerando assim uma maior economia. Um design funcional, atraente, valoriza e beneficia a sua  forma.
Por um design mais orgânico

Ter a natureza como fonte de inspiração, pois ela pode nos render grandes aprendizados para os seus projetos. Pense nos milhões de anos de evolução e no aprimoramento e desenvolvimento das espécies. Se inspirar na natureza nos faz trabalhar formas, texturas e materiais, como também com inteligências conceituais, organizacionais e estratégicas.
Explorar as características dos materiais

Pensando em design de produto, temos que entender que cada material possui suas características e peculiaridades inerentes à sua natureza. As soluções de um determinado material poderá não chegar no mesmo resultado se aplicado dentro de outro contexto, com estrutura física e características diferentes. Respeite a estrutura natural que cada material, seu comportamento, manuseio e forma. Deste modo podemos chegar a resultados mais eficientes e inovadores.
Pense no ciclo de vida

Veja, na natureza tudo se renova. Uma fonte de vida que se esvai é transformada em recursos para outras.
No design o processo é similar, temos que avaliar o impacto que geramos com as nossas criações assumindo a nossa responsabilidade. Vamos além da linearidade para entender que a criação faz parte de um ciclo permanente, em constante renovação. O hoje não será mais o mesmo amanhã. E assim é com as necessidades das pessoas, em constante mutação.
Relacionamento com a marca

O trabalho de um designer não envolve apenas “bolar uma ideia", mas sim entrar no contexto de relacionamento com a marca e com as pessoas que nela estão inseridas, sejam seus clientes, colaboradores ou empregados. Deve-se partir para um trabalho coletivo, colaborativo entre agência e cliente, combinando a expertise de cada um.
A emoção é que dá o sentido

De que adianta todo o trabalho sem que haja emoção, é ela que nos traz experiências grandiosas com ideias, cores e sensações. Como traduzir em palavras algo que nos toca, que faz o nosso coração palpitar? A emoção é o sentimento que transforma o design numa experiência positiva e encantadora.

Sobre o autor

Adriano Vidoretto

Formado em Administração de Empresas pela FMU, Fotografia pelo Senac e Design Gráfico pela Escola Panamericana de Artes. Multidisciplinar e especialista em marketing digital, cria produtos e desenvolve serviços nas áreas digital e impressa. Tem paixão e dedicação pelo que faz, auxiliando na comunicação de pequenas e médias empresas.

Comentários

Deixe um comentário